segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Banda Casaca

Uma forte representante capixaba, a banda Casaca particularmente é a minha preferida, pela sua influencia cultural e sua luta pela preservação principalmente do Parque Natural Municipal de Jacarenema.



A banda Casaca surgiu no início do ano de 2000, com ex-integrantes do grupo Kalangocongo (cujo estilo musical era voltado para o forró pé de serra), durante uma roda de congo, na Barra do Jucu. Os integrantes perceberam que era aquele som que eles buscavam, e não o ritmo meio nordestino da antiga banda. Seu surgimento tinha como objetivo divulgar a cultura capixaba. A maioria de seus integrantes já conhecia o congo, pois participavam quando crianças de um projeto chamado Congo Mirim, com o objetivo de divulgar e preservar o ritmo capixaba.

A banda está localizada na Barra do Jucu, praia de Vila Velha, Espírito Santo, Brasil. Um balneário que ainda preserva o estilo rústico das aldeias de pescadores. Ponto de encontro de surfistas, localizado entre a capital Vitória e o balneário de Guarapari, é um lugar onde rio e mar se encontram.

Com seis meses incompletos lançaram o seu primeiro álbum, No tambor, na casaca, na guitarra, que bateu o recorde de 55 mil cópias vendidas, fato inédito para o mercado fonográfico capixaba. Mesmo sendo um álbum independente, conseguiu ficar nas listas dos mais vendidos nas lojas do estado. As canções de maior sucesso foram "Sereia" e "Ondas do Barrão" que fala da cultura regional.

Seguindo a linha das famosas bandas nacionais, que criam e/ou patrocinam escolas de músicas, como o Rappa, Titãs, Skank, eles fazem visitas em escolas do Estado, com o objetivo destas crianças criarem um determinado vínculo com a cultura local da Barra do Jucu e, consequentemente, do Espírito Santo.

Um dos principais fatores que podem ser levados em consideração para o sucesso da banda nesse balneário é exatamente essa proximidade com a capital e o grande fluxo de turistas que frequentam o local.

É dos capixabas a canção que despertou o robô da Nasa Spirit em Marte em 11 de janeiro de 2004. Essa canção foi parar em Marte por causa de um engenheiro da Nasa que é capixaba e fã da banda.

Formação

Renato Casanova - Vocal
Marcio Xavier - Baixo
Dhiego - Caixa e percussão
Jean - Congo e percussão
Flavinho - Congo e percussão
Periquito - Casaca
Nego Leo - Bateria e programações eletrônicas
Alexandre Lima - Guitarra

Fonte: Wikipédia



Nenhum comentário:

Postar um comentário