segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Parque Pedra da Cebola

O Parque Pedra da Cebola possui exemplares de Mata de Restinga e de Mata Atlântica e vegetação rupestre nativa do local, que abrigam pequenos répteis e aves. Dotado de área superior a 100 mil metros quadrados, o parque também conta com jardim oriental e um mirante, com vista para a parte do Maciço Central, o Porto de Tubarão e o Morro do Mestre Álvaro, localizado na Serra.

O parque foi implantado em novembro de 1997, num local onde, até 1978, existiu a Pedreira de Goiabeiras, de propriedade da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). Trata-se da primeira recuperação de área degradada por esse tipo de atividade econômica no município. No ambiente da antiga jazida, uma área plana é utilizada para eventos de pequeno e médio porte e para a prática de atividades esportivas.

O nome do parque deriva de uma grande pedra esculpida pela natureza que repousa sobre outra rocha. Devido a seu comportamento geológico, a pedra se "descama" de maneira similar as palhas de uma cebola.

É um bom lugar para os pais levarem seus pequenos. Lá, existem parquinhos, lagos, um campo de futebol, além de um Centro de Educação Ambiental (CEA). O Parque Pedra da Cebola possui o sinal de internet livre do Vitória Digital.


Acesso


Para chegar ao Parque Pedra da Cebola, o visitante pode seguir pela avenida Fernando Ferrari e depois entrar na rua Ana Vieira Mafra, que fica ao lado da Petrobras.

Outra opção de acesso é a rua João Baptista Celestino, que fica na Mata da Praia (entrada do estacionamento). O agendamento de visitas é aconselhável no caso de grupos organizados, provenientes de escolas, igrejas etc.
Telefones: (27) 3327-4353 (administração) e 3327-4298 (agendamento).
Horário de funcionamento: segunda, das 5 às 9 horas e das 17 às 22 horas, e de terça a domingo, das 5 às 22 horas.



Agendamentos


O agendamento de visitas monitoradas e atividades de educação ambiental são realizadas junto ao Centro de Educação Ambiental no telefone: (27) 3327-4298.

Outras atividades de grupos organizados, como utilização do campo de futebol e outros espaços do parque devem ser tratados com a administração no telefone: (27) 3327-4353.





























Fotos: Juliano de Oliveira Ribeiro & Feh Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário