segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Marataízes

Marataízes é conhecida turisticamente como a “Pérola Sul Capixaba”.
Acredita-se que o nome “Marataízes” tem sua origem da língua tupi-guarani, com o significado “água que corre para o mar”, graças à grande quantidade de lagoas que vão de encontro ao mar.
Mas é comum ouvirmos diversas lendas indígenas, como a da índia Ísis que ao morrer provocou uma euforia e tristeza na tribo, fazendo com que os demais índios gritassem a frase “Mataram Ísis” e, ainda, a da índia Taís, que recebera como presente de seu pai, chefe da tribo, a praia que habitava, daí, “Mar Taís”. Outra versão é de que o nome se origina de uma função da linguagem e da religião utilizada pelos negros que aqui habitavam e tinham como dialeto a língua “marata”, das tribos africanas “bantos”, e que veneravam a deusa Ísis, protetora das famílias.

O município de Marataízes fica localizado no litoral sul do estado do Espírito Santo. Faz divisa com Itapemirim, Presidente Kennedy e é banhado pelo Oceano Atlântico.

Praias

Praia dos Cações - É uma praia cercada por morros, ideal para a prática do windsurf e da pesca em Marataízes.
Praia do Siri - Suas ondas fracas e uma lagoa são as características marcantes da Praia do Siri. Essa é uma das praias de Marataízes, mais propícias à prática de esportes náuticos.
Praia do Centro - Praia de águas calmas e areia fofa, localizada exatamente no Centro de Marataízes.
Além das praias citadas acima Marataízes ainda tem como opção os seguintes lugares, que totalizam mais de 25 km de praias: Praia Bacia das Turcas, Praia da Areia Preta, Praia da Barra, Praia da Boa Vista, Praia da Cidade Nova, Praia das Cruzes, Praia da Lagoa D'antas, Praia da Lagoa Funda, Praia das Arraias e Praia do Pontal.

Como chegar:

Vindo do Rio de Janeiro acesso pela BR-101, ao chegar na Safra entre a direita no trevo que leva a rodovia Safra x Marataízes (ES-490). Vindo de Vitória acesso pela Rodovia do Sol (pedágio requerido) (ES-060).






























Fonte: Wikipédia & Prefeitura de Marataízes
Fotos: Wikipédia & Paula Jordem

Nenhum comentário:

Postar um comentário